top of page
Dissertação

 Informação Geral

Título: Caracterização e Gestão de Consumos na Indústria de fabrico de Pneus

 

Áreas envolvidas: Energia

 

Instituição de acolhimento: Continental Mabor - Insdústria de Pneus S.A.

 

Orientador na FEUP: Prof. Cláudio Monteiro

 

Orientador Externo: Eng. Jorge Marques

 

 

 

Objetivos

 

 

  • Familiarização com os processos de fabrico da Continental Mabor. Identificação dos principais sistemas de consumo energético, e de potenciais medidas de eficiência energética.

 

  • Recolha e processamento de séries temporais de ordens de produção de compostos do setor da Misturação da fábrica, e de consumos energéticos desagregados das misturadoras.

 

  • Caracterização de consumos específicos e curvas características de consumo energético, relativos ao processo de produção dos compostos, para servir de referência a um sistema de avaliação de desempenho.

 

  • Definição de indicadores de desempenho com base nos consumos específicos de energia elétrica da produção de cada composto e desenvolvimento de uma metodologia para um sistema de avaliação de desempenho.

 

  • Análise e gestão de cenários de ordens de produção com o intuito de demonstrar o potencial de redução do consumo de energia elétrica, e consequentemente, dos custos de produção, sem diminuir o volume de produção e sem quaisquer investimentos adicionais.

Apresentação

 

Na indústria de fabrico de pneus a componente energética representa uma parte importante dos custos do produto final. Os consumos energéticos específicos dependem do tipo de produto a ser fabricado, das matérias-primas utilizadas e dos processos e tecnologias de fabrico. Pretende-se com esta dissertação fazer uma caracterização dos consumos energéticos específicos de cada processo, cruzando registos de informação dos consumos verificados com informação de fluxo de matérias-primas utilizadas e quantidades produzidas para os diversos compostos. Com esta caracterização será possível definir padrões de consumo específico que servirão de base para a integração de indicadores de desempenho do processo de produção num sistema de avaliação periódica do desempenho energético da fábrica. Assim, é proporcionada uma base de conhecimento de indicadores de desempenho, que poderá levar ao desenvolvimento de novas metodologias de planeamento automatizado de produção, extensíveis a outras fábricas do Grupo Continental. A caracterização de padrões de consumo específicos permitirá uma melhor gestão dos custos associados aos processos de fabrico do produto final, assim como do custo do consumo de energia elétrica total. Esta gestão possibilitará, em média, uma poupança imediata de 10.000 a 100.000 euros por ano. O estudo dos sistemas energéticos da fábrica permitirá também a identificação de potenciais medidas de eficiência energética.

 

Palavras-chave: Caracterização Energética; Gestão Energética; Eficiência Energética;

Consumo Específico de Energia; Padrões de Consumo; Indicadores de Desempenho.

bottom of page